Resenha Pr tica de Ensino I
CARVALHO, Marlene A. de. (org.) Formação de professores e práticas docentes: olhares contemporâneos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
Resenhado por Marcos Emanoel Calaça Teixeira, licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI e aluno do curso de Licenciatura
Plena em Letras com habilitação em Língua Inglesa, pela Universidade Federal do Piauí – UFPI.
O texto “Formar professores: rediscutindo o trabalho e os saberes docentes” de Antonia Edna Brito, fala sobre a evolução da formação de professores, destacando discussões que se tem feito para melhorar esta formação e apontando os desafios que eles devem enfrentar em sua docência.
Nessa perspectiva, a autora coloca a experiência profissional como fonte de aprendizagem que serve como subsídio ao trabalho pedagógico.
A autora inicia mostrando que as discussões sobre formação docente, feitas nas últimas décadas apontam para a necessidade de que os processos formativos não se preocupem somente com a dimensão instrumental da profissão, mas também com a valorização das práticas docentes, reflexivas e principalmente, críticas.
Nesse sentido algumas perguntas se fazem pertinentes: que formação tem sido delineada no Brasil? De que maneira essa formação tem respondido às exigências e desafios da profissão em uma sociedade complexa e repleta de contradições?
Processos de formação docente: exigências postas pelas práticas de ensinar. A autora fala sobre as críticas tecidas aos cursos de formação de professores realizados nos últimos anos, com destaque para a fragmentação dos conteúdos, a distorção dos currículos, a desarticulação entre as disciplinas ofertadas e a dicotomia teoria/prática, presentes nas diversas abordagens.
Segundo o texto, verifica-se que a política de formação de professores não toma como referência o contexto social, os lugares de exercício de sua prática, a realidade em que os sujeitos estão inseridos, dentre outros