Pr Tica De Ensino
Professor: Leandro
Educação, educações, aprender com o índio
O texto se refere as diversas maneiras de educação que existe e mostra muito isto na carta que o índio manda para os governantes expressando o que para eles eram educação.
A carta ocorreu a muitos anos, depois dos governantes de Virgínia assinarem um tratado de paz com os índios das seis nações e pedirem para que ele enviassem seus jovens para a escola dos brancos.
E obteve como resposta na carta o muito obrigado e os motivos pelo qual rejeitar o convite. E ainda pede para que os governantes envie seus jovens para que eles o ensinem a serem homens de verdade.
Deixando claro que, a maneira como vivemos não é o único tipo de educação que existe, e notamos isto na escola, onde as vezes nos deparamos com outras culturas, linguagens e comportamentos que achamos errado por ser diferente da nossa.
Na escola é onde a educação acontece, mas talvez lá não seja o melhor lugar, na escola o ensino não é a única forma de educação e nem o professor o único modelo.
Em um mundo diverso há também diversas formas de educação que varia de acordo com a cultura, sociedade, países desenvolvidos, países industrializados e etc. Onde tem os que usam a educação como estratégia, recurso para submeter outros povos.
A educação começa família, onde não há alunos, professores, livros ou métodos pedagógicos.
A educação pode ser uma ideia livre, sem doutrinas, regras, ela pode ser um sistema de poder, desigualdade entre homens e etc.
A educação é o meio que nos ajuda a criar tipos de homens e que vai passando de um para o outro, mas além dito a educação é participa na produção de crenças, ideias, símbolos e poderes, etc.
Mas muitas vezes com esse pensamento, o educador pensa que está agindo por si, livre, pensa que serve ao saber, mas verdade ele pode estar servindo a quem o instituiu professor, com ideias, praticas, interesses políticos que vai contra a sua própria educação sendo assim tua