Trabalho Pr Tica De Ensino
DISCIPLINA: HANDEBOL
PROFESSOR: CARLA
TURMA: EF3 – B
ACADÊMICO: DÊNIS DE SOUSA
PALMAS 01 DE ABRIL DE 2014
RESUMO
O artigo trata de uma pesquisa que objetivou investigar o conhecimento do handebol é sistematizado nas aulas de Educação Física em uma escola Pública e outra Particular em João Pessoa PB. Com uma abordagem qualitativa dos fatos.
Observou-se que o handebol está presente como conteúdo programático da Educação Física nas duas escolas pesquisadas, porém, com lacunas pedagógicas tanto na intencionalidade do esporte quanto na concretude dos objetivos propostos, limitando assim o ensino-aprendizagem.
Os alunos preferem os jogos esportivos nas aulas de Educação Física, por isso é muito importante entender e valorizar as diferenças entre os esportes, para utilizá-lo de diferentes formas e beneficiar todos os participantes, não os mais habilidosos ou mais “aptos”.
Após a análise das respostas dadas pelos professores da rede pública e privada, obteve-se então: Os professores das escolas públicas ministram o conteúdo handebol nas turmas (6º ao 9° ANO) do ensino fundamental II. Um professor alegou que esse conteúdo faz parte do planejamento anual realizado no início do ano. Suas aulas são baseadas nas aulas teóricas com textos relacionados com a história e fundamentos técnicos. As vivências se dão através de exercícios específicos do handebol.
Os professores das escolas particulares sistematizam o handebol com uma roda de conversa para abordarem o conhecimento que os alunos têm do esporte e suas práticas anteriores. Em outro momento inicia-se o jogo com regras flexíveis permitindo que o jogo aconteça e que os problemas sejam para as devidas intervenções, priorizando a liberdade e a autonomia dos discentes.
Os docentes entendem que o handebol é um instrumento dentro do esporte para dar autonomia aos alunos de se deslocar, de maquinar,