pq o viny e assim
O objetivo é encontrar as medidas, comparar a precisão e a exatidão dos equipamentos, descobrir a média, calcular o desvio médio e o erro de medida e mostrar qual o intervalo de confiança e qual a melhor amostra.
Nesse relatório iremos efetuar medidas de 4 objetos, uma bola de ferro, uma de vidro, uma porca e uma ruela, estes estão dentro de um pote. Temos no total 5 potes, totalizando 5 amostras de cada objeto.
Introdução Teórica
Um dos procedimentos fundamentais da física é a medição de dados para a verificação de erros e incertezas. O paquímetro e o micrômetro são dois importantes instrumentos de medida; suas medidas oferecem incertezas de décimos, centésimos ou até mesmo de milésimos de milímetro (como é o caso do micrômetro).
O paquímetro e o micrômetro são dois importantes instrumentos de medida; suas medidas oferecem incertezas de décimos, centésimos ou até mesmo de milésimos de milímetro (como é o caso do micrômetro). Bem como a própria balança de precisão que pode nos fornecer dados de massa precisos de objetos bem leves.
O primeiro é uma régua normal equipada com uma régua móvel, chamada de nônio ou vernier que permite medições de décimos ou até centésimos de milímetro. Dessa forma pode-se dizer que o paquímetro possui todas as funções de uma régua comum, porém com uma incerteza menor.
Já o outro é um instrumento de medição utilizado quando tal medida requer uma precisão acima da possibilitada, ou seja, é um instrumento de medida de alta precisão que permite efetuar medições de até milésimos de milímetro. Foi inventado por Jean Louis Palmer que, apresentou, pela primeira vez, o instrumento para requerer sua patente, o qual permitia a leitura de pequenas frações de medidas, de maneira simples.
O objetivo de tomar medidas com tais instrumentos se deve pela dificuldade de leitura onde há necessidade de precisão em medidas extremamente pequenas ou pouco perceptíveis a olho nu.
Fig. 1 Paquímetro, detalhando cada uma de