PPT Tema 1 Pistas E Desafios 1
Figura nº 1 - Edward Burnett Tylor
Figura nº 2 – Lewis Henry Morgan
Autores do Difusionismo
Figura nº 3 – Grafton Elliot Smith
Figura nº 4 – William H. Rivers
Figura nº 5 – Franz Boas
Autores do Funcionalismo
Figura nº 6 – Bronislaw Malinowski
Figura nº 7 – Alfred R. Radcliffe-Brown
Autor do Estruturalismo
Figura nº 8 – Claude Levi-Stauss
Claude Lévi-strauss foi um dos grandes pensadores do séc. XX, os seus estudos foram fundamentais para o desenvolvimento da Antropologia.
Claude Lévi-Srauss nunca aceitou a civilização ocidental como a “ ideal”, acreditava que as características humanas são as mesmas em qualquer lugar.
O autor passou grande parte da sua vida a estudar os índios americanos, o seu método de estudo foi o estruturalismo, que foi definido por ele como “ a procura por harmonias inovadoras”.
Preconizou que o indivíduo passa do estado natural ao cultural através da linguagem.
Encarava o ser humano como uma espécie que apenas deixará alguns traços quando for extinta.
Na ilustração nº 1, Franz Uri Boas, no primeiro trabalho etnográfico, em 1883, no norte do Canadá, num estudo sobre os esquimós (Inuit).
Passou um ano em Baffin, a conviver com a comunidade nas mais diversas atividades do dia-a-dia, mais como observador do que como participante.
A sua experiência com os Inuit, fê-lo questionar se a “sociedade ideal” (a europeia) seria melhor ou traria mais vantagens do que as ditas “sociedades selvagens”.
Na ilustração nº2 podemos ver a capa do livro de Franz Boas, Antropologia Cultural. Esta fotografia representa a dança do espírito canibal, parte de uma cerimónia dos índios Kwakiutl da costa oeste da América do Norte.
O livro “Antropologia Cultural” é uma coletânea de artigos e textos de conferências que são um importante conjunto de reflexões para as ciências sociais.
Nas ilustrações nºs 3 e 4 podemos ver Bronislaw Malinowski durante a sua estadia nas ilhas Trobriand na parte este da Nova Guiné. Deste trabalho de campo nasce