RACIONALISMO
2.0 O QUE É A GNOSIOLOGIA A gnosiologia significa as condições de origem do conhecimento. Essas condições podem ser: dogmatismo, que é a crença em alguma coisa que é passada de uma pessoa para outra ao longo dos anos e que não tem problematização; ceticismo, que nega a origem do conhecimento; relativismo, que não há verdades universais; e o pragmatismo, que diz que só é verdade aquilo que é útil para um indivíduo.
2.1 A IMPORTÂNCIA DA RAZÃO PARA O RACIONALISMO Os princípios da razão que tornam reais o juízo moral e o conhecimento já nascem com o indivíduo e convergem na capacidade do conhecimento humano.. Outra característica do racionalismo, é que ele utiliza o método lógico-matemático para explicar o raciocínio e do empírico para confirmar se isso é possível.
3.0 RENÉ DESCARTES E O SEU MÉTODO A maior referência do racionalismo foi o francês René Descartes, que criou o seu próprio método. Este consistia em dividir em partes o pensamento e a análise para poder chegar à razão. O primeiro passo é a evidência; que significa duvidar ou não aceitar aquilo que deixa um indivíduo com dúvida sobre algo. O segundo passo é a análise, que consiste em dividir o que será analisado em várias partes, e depois analisa-las parte por parte para ter um melhor conhecimento. O terceiro passo diz que devemos começar das partes mais simples, para depois partirmos para as mais complexas. E o último passo é a enumeração, que consiste em revisar todas as partes do pensamento. Foi desse método que surgiu a famosa frase “penso, logo existo”