Ppra
PPRA:
É um documento de ação contínua, um programa de gerenciamento. O documento-base, previsto na estrutura do PPRA, permanecerá na empresa a disposição da fiscalização, junto com um roteiro das ações a serem empreendidas para atingir as metas do Programa. Em resumo, se houver um excelente PPRA, mas as medidas não estiverem sendo implementadas pela empresa e avaliadas pelo técnico de segurança, o PPRA, na verdade, não existirá.
O QUE É O PPRA?
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais que visa a preservação da saúde e a integridade física dos trabalhadores, através da: ANTECIPAÇÃO, RECONHECIMENTO, AVALIAÇÃO e CONTROLE dos Riscos Ambientais existentes no ambiente de trabalho.
Objetivo do PPRA:
Ser a metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores frente aos riscos dos ambientes de trabalho.
Riscos ambientais:
Os riscos ambientais são agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho , em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde dos trabalhadores.
Identificando os agentes:
Agentes físicos: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes e radiações não ionizantes;
Agentes químicos: poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores, absorvidos pelo organismo humano por via respiratória, através da pele ou por ingestão;
Agentes biológicos: bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.
COMO DEVE ACONTECER - O PPRA:
Deve ser desenvolvido em cada estabelecimento que admita trabalhadores como empregados, sob a responsabilidade do Empregador, com a participação dos Trabalhadores, com Abrangência e profundidade de acordo com as características dos riscos existentes.
ANÁLISE DO PPRA
Deverá ser efetuada pelo menos uma vez por ano uma Análise Global do PPRA, para ajustes necessários e estabelecimento