PPRA E PCMSO
Temas que serão abordados:
Apresentação do PPRA e PCMSO, inclusive os resultados de medições.
A importância do uso e da conservação dos EPI’s.
Higiene pessoal e no trabalho. Normas e Boas Práticas da empresa.
“Apresentação da atualização dos formulários “ORDEM DE SERVIÇO” e “PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO”.
Motivação no ambiente de trabalho.
1º - Apresentação do PPRA e PCMSO, inclusive os resultados de medições.
O PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) é um estudo feito por uma empresa de segurança de trabalho aqui na xxx para avaliar os riscos a saúde e vida dos trabalhadores. Este estudo é feito em etapas.
Primeiramente um Engenheiro realiza uma visita ao local para conhecer os riscos oferecidos aos trabalhadores, como ruído, sobrecarga térmica, poeira de sílica, entre outros. Após este procedimento, funcionários da empresa realizam outra visita à fábrica, desta vez, para fazer as medições dos riscos. Ou seja, saber se cada risco está dentro do nível de tolerância estabelecido pelo Ministério do Trabalho. Após os resultados das medições, cada caso é analisado para ver quais os EPI’s são necessários para cada função e finalmente é construído um documento, ou seja, o PPRA para que fique documentado e possa ser apresentado para fiscais do trabalho e para os funcionários da empresa.
Existe também o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) que nada mais é do que um documento elaborado após o PPRA contendo quais exames médicos e laboratoriais cada funcionário deverá fazer. Estes exames devem ser refeitos periodicamente para ver se os riscos oferecidos não estão prejudicando a saúde do funcionário.
Agora que já sabemos o que são estes documentos, vamos apresentá-los os resultados das últimas medições que foram realizadas.
Exemplos:
Medição de ruído nos setores x, y e z – abaixo do limite de tolerância.
Poeira Mineral de Sílica (talco) – abaixo do limite de tolerância.
Obs.: Foram apresentados para os funcionários os resultados reais