PCMSO E PPRA
PCMSO E PPRA
ALUNO(A): DANIELLY TEIXEIRA BRAGA
FORTALEZA /2013
PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL - PCMSO
NORMA REGULAMENTADORA (NR 07) QUE INTRODUZIU UM "OLHAR COLETIVO" NOS PROCEDIMENTOS DA INSPEÇÃO DO TRABALHO NA ÁREA DA SEGURANÇA E SAÚDE, DANDO ÊNFASE ÀS QUESTÕES INCIDENTES NÃO SOMENTE SOBRE O INDIVÍDUO (ABORDAGEM CLÍNICA), MAS TAMBÉM SOBRE A COLETIVIDADE DE TRABALHADORES (ABORDAGEM EPIDEMIOLÓGICA), PRIVILEGIANDO O INSTRUMENTAL CLÍNICO EPIDEMIOLÓGICO NA ABORDAGEM DA RELAÇÃO ENTRE SUA SAÚDE E O TRABALHO.
ESSA DUPLA ABORDAGEM CONFIGURA-SE COMO ESSENCIAL PARA A INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO TRABALHO, POR TER COMO OBJETIVO A PROMOÇÃO E A PRESERVAÇÃO DA SAÚDE DO CONJUNTO DOS TRABALHADORES, POSSIBILITANDO A PREVENÇÃO, RASTREAMENTO E O DIAGNÓSTICO PRECOCE DOS AGRAVOS À SAÚDE RELACIONADOS COM O TRABALHO.
O PROFISSIONAL MÉDICO, FAMILIARIZADO COM OS PRINCÍPIOS DA PATOLOGIA OCUPACIONAL E SUAS CAUSAS, BEM COMO COM O AMBIENTE, AS CONDIÇÕES DE TRABALHO E OS RISCOS A QUE ESTÁ OU SERÁ EXPOSTO CADA TRABALHADOR DA EMPRESA, ATUA, POIS, COMO IMPORTANTE AGENTE FACILITADOR NA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA EMPRESA, POR MEIO DA PREVENÇÃO, RASTREAMENTO E DIAGNÓSTICO PRECOCE DOS AGRAVOS À SAÚDE RELACIONADOS COM O TRABALHO. MEDIANTE EXAME MÉDICO OCUPACIONAL, O PROFISSIONAL MÉDICO IDENTIFICA APTIDÃO OU NÃO DO(A) TRABALHADOR(A) PARA EXERCER DETERMINA DA FUNÇÃO, IDENTIFICANDO SUAS POTENCIALIDADES LABORATIVAS, FATOR PRIMORDIAL NA ADEQUADA ALOCAÇÃO E INCLUSÃO DESTE(A) TRABALHADOR(A) COM DEFICIÊNCIA NA EM PRESA. ESSA AÇÃO É PRIMORDIAL