Ppp filosofia
ENSINO MÉDIO 2010
APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA
Filosofia: do grego Φιλοσοφία: filo (philo): amor, amizade, amigo; Sofia (sophia): sabedoria, “ amor a sabedoria”. É a busca incansável pelo conhecimento. Quem criou esta palavra foi Pitágoras ao responder a um de seus discípulos que ele não era um "Sábio", mas apenas alguém que amava a Sabedoria.
Filosofia é uma investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem. É considerada a mãe de todas as ciências. Surgiu por volta do 600 a. C. nas cidades gregas situadas na Ásia Menor. Vem substituindo, gradualmente, o pensamento mitológico pelo racional.
A filosofia originou-se da inquietude gerada pela curiosidade em compreender e questionar os valores e as interpretações acerca da realidade dadas pelo senso comum e pela tradição.
Segundo Aristóteles, Tales de Mileto foi o primeiro filosofo. Muitos o chama de pai ou fundador da filosofia. Com o principio “arché” buscou explicações, diferentes do mito, para todas as coisas. Faz parte do primeiro grupo de filósofos, os pré-socráticos.
Depois dos pré-socráticos surge um dos períodos mais importantes da historia da filosofia, conhecido como socrático ou clássico. Com uma nova linguagem, este período, inaugurado por Sócrates, seguido por Platão e Aristóteles, muda a investigação filosófica do cosmo para o homem, ou seja, do cosmológico para o antropológico.
Na idade Media ou “idade das trevas”, o centro muda do homem para Deus, ou seja, do antropológico para o teológico (teocêntrico). Deus passa a ser o centro das atenções. O homem está subordinado a Deus e a razão à fé.
A filosofia moderna começa com o Renascimento e se estende até o final do século XVIII. Em tempos modernos, a filosofia é a disciplina ou a área de estudos que envolve a investigação, a argumentação, a análise, discussão, formação e reflexão das ideias sobre o mundo, o Homem e o ser.
A filosofia contemporânea começa com Hegel e se