PP Historia Das RI
Letícia de Castro e Silva RA: 112180
Principio das Relações Internacionais:
1. INDEPENDÊNCIA NACIONAL
Brasil independente, um desafio que continua
Artigo sobre a Independência do Brasil e os desafios contemporâneos
O fato histórico da independência do Brasil (7 de setembro de 1822) é conhecido pelos estudantes brasileiros. Dom Pedro I, às margens do Riacho Ipiranga (São Paulo), proclama a separação do Brasil em relação ao país colonizador: Portugal. Que lições podemos tirar dessa separação, que completa 188 anos?
Durante mais de três séculos (1500-1889), as terras brasileiras abasteceram de matérias-primas seu principal colonizador e outros povos e nações da Europa que estiveram por aqui. São produtos tropicais, riquezas do povo brasileiro, retiradas para atender à sociedade europeia no contexto do capitalismo mercantil, ou seja, açúcar, tabaco, algodão, cacau, anil, madeiras. A pergunta que pode ser feita é: o que mudou, em termos econômicos e sociais, na realidade de hoje?
Brasil Jovem. Brasil independente, um desafio que continua. Disponíevel em: <http://www.mundojovem.com.br/artigos/brasil-independente-um-desafio-que-continua> Acesso em: 15 mar. 2015.
2. PREVALÊNCIA DOS DIREITOS HUMANOS
SEXTA-FEIRA, 16 DE JANEIRO DE 2015.
Dilma pede clemência para os traficantes brasileiros presos e condenados à morte na Indonésia. Não é atendida.
Quais as relações entre a Indonésia e o Brasil? Meramente comerciais. O Brasil vende cerca de U$ 2 bilhões por ano e importa U$ 1,7 bilhão. Saldo comercial positivo de R$ 300 milhões. Nada significativo, cerca de 1% da nossa balança comercial. Mas compra mais do que o Peru, por exemplo. Se a relação econômica é tão inexpressiva e não existe nenhum vínculo de outra natureza, não há motivos para que o presidente daquele país rasgue a Constituição para perdoar traficantes de drogas. Pode bater pé e urrar pra dentro, Dona Dilma, que aquele novo tigre