Povos indígenas na região amazônica
A Amazônia, com sua natureza exuberante e ao mesmo tempo frágil, acolheu uma grande diversidade de povos, ao longo da história, no interior de suas matas e na beira dos rios. Depois da Conquista, em 1500, estes povos passaram a ser chamados, genericamente, de indígenas.
No estado do Amazonas, existe espalhada - de acordo com o Programa Amazonas Indígena, elaborado pela Fundação Estadual de Política Indigenista (Fepi), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - uma população indígena de 120 mil indivíduos de 66 etnias, que falam 29 línguas. É a maior população indígena do Brasil
As principias características dos povos indígenas:
Os indígenas da Amazônia habitavam originalmente a floresta tropical amazônica na América do Sul, que se estende por uma área muito vasta e apresenta grande variedade cultural e linguística. Organizam-se predominantemente em tribos seminômades de caçadores-coletores, com agricultura pouco desenvolvida.
Os ritos de puberdade são de grande importância, sendo que algumas tribos se dividem em clãs totêmicos (isto é, grupos que se consideram descendentes de ancestrais míticos comuns e se distinguem por certas observâncias rituais). AS crenças religiosas predominantes são formas de culto aos espíritos ou o animismo, e os xamãs são considerados mediadores entre o mundo dos vivos e o mundo espiritual. Os xamãs também são curandeiros e frequentemente usam drogas alucinógenas como meio para entrar NO mundo dos espíritos. Outras formas de práticas mágicas e crenças religiosas se expressam através da ornamentação corporal.
A mitologia dos povos amazônicos é bastante diversificada, embora um dos maiores especialistas. No assunto, Lévi-Strauss, sustente que há padrões complexos de similaridade comuns a um grande conjunto de narrativas míticas. Ainda hoje existem povos indígenas "livres", que continuam fugindo dos grandes projetos e das frentes colonizadoras, e que estão