Povos da mesopotâmia - Sumérios
A palavra mesopotâmia tem origem grega e significa "Terra Entre Rios". Essa região localiza-se entre os rios Tigre e Eufrates no Oriente Médio, onde atualmente é o Iraque. Esta civilização é considerada uma das mais antigas da história, cujo os principais povos que ali habitaram foram os babilônicos, assírios, sumérios, caldeus, amoritas e acádios. A mesopotâmia teve essa diversidade de povos, pois os povos da antiguidade buscavam regiões férteis, próximas de rios, para desenvolverem suas comunidades.
Entre esses povos, teve um que se destacou mais para mim, geralmente considerada a civilização mais antiga da humanidade, os Sumérios eram bem inteligentes e é essa civilização que eu vou falar em meu trabalho sobre povos da mesopotâmia.
Sumérios
Chegada e estabilização:
Os Sumérios, geralmente considerada a civilização mais antiga da humanidade, foi também o primeiro povo a habitar a região da Mesopotâmia, atual Iraque, compreendida entre os rios Tigre e Eufrates. O motivo da sua chegada ainda é ignorado, mas provavelmente tenha sido a falta de comida e água, já que os Sumérios viviam como nômades vagando pelo Planalto do Irã e no alto dos Montes Zagros. Os sumerianos estabeleceram-se ao norte do Golfo Pérsico, na embocadura do Tigre e do Eufrates e acredita-se que pertencessem a uma etnia vizinha da dos egípcios.
Além da água e comida encontradas em abundância na região, outro fator que explica a sedentarização dos Sumérios era a segurança com que viviam na Mesopotâmia, pois aquela área é cercada por algumas cadeias montanhosas ao norte e à oeste, pelo Golfo Pérsico ao sudoeste, e pelo deserto da Síria ao sul e leste. Isso os dava uma grande proteção a ataques de outros povos que viviam nas proximidades dali.
Desenvolvimento da escrita:
Por volta de 3200 a.C., já tinham uma escrita feita de desenhos ou pictogramas. Mais primitiva que a dos egípcios, esta escrita era traçada com uma ponta, em tábuas de argila que eram cozidas no forno.