Meus Documentos
Exercício 1
Os dois modelos são baseados no conceito de pilhas de protocolos independentes e suas camadas, tem praticamente as mesmas funções. Embora os modelos tenham semelhanças fundamentais, existem muitas diferenças entre eles.
A maior diferença entre os dois modelos, esta no número de camadas, onde o modelo OSI tem sete camadas e o modelo TCP/IP tem quatro camadas. Ambos com camadas (inter-) rede, transporte e aplicação, mas outras são diferentes.
Na camada de rede o modelo OSI é compatível com a comunicação sem conexão e comunicação orientada a conexão, na camada de transporte o modelo OSI aceita apenas a conexão orientada a conexão, onde é a mais importante como serviços de transporte visível para usuários.
No caso do modelo TCP/IP, usa apenas o modo de camada de rede sem conexão. Aceita ambos na camada de transporte, oferece opção de escolha aos usuários, essa escolha é importante para os protocolos simples de solicitação e respostas.
Exercício 3
O IPV4 é ainda a principal versão utilizada na internet, o IPV4 possui 32 bits de espaços de endereço, significa que há cerca de 4 bilhões de combinações possíveis.
Os IPs (IPV4) estão se esgotando, devido o crescimento de aplicações e dispositivos que utilizam a internet, como câmeras de vigilância, smartphones, entre outros. Com isso será inevitável a aplicação do IPV6 para garantir a continuidade do crescimento da internet. Para tratar a questão de esgotamentos de endereços IPs (IPV4), foram introduzidos na versão IPV6 as mudanças:
Endereços Maiores: 128 bits (16 octetos).
Endereçamento Hierárquico: baseado em prefixos em vez de classes.
Formato Flexível de Cabeçalho: formato de datagrama inteiramente novo e incompatível com o IP v4.
Opções Aprimoradas: novas opções que oferecem recursos adicionais não disponíveis no IP v4.
Suporte para Alocações de Recursos: permite pré-alocação de recursos de rede (vídeo em tempo real, etc).
Provisão para Extensão de Protocolo: adaptação do