Mesopotamia
.
A Mesopotâmia [do grego meso (no meio de) e potamos (rio)] corresponde a uma região situada na Asia Menor a Sul da Anatólia e entre os rios Tigre e Eufrates (no atual Iraque).
Devido às suas riquezas naturais, esta região atraiu, desde a pré-história, populações humanas provenientes de regiões menos férteis. Por volta do ano 6.000 a.C a população da região registou um importante aumento e no ano 4.000 a.C nasceram as primeiras cidades, destacando-se a cidade de Uruk. O primeiro povo mesopotâmico de que há notícia é o povo Sumério. Os Sumérios, cuja civilização se espalhou até ao Norte do Eufrates utilizaram e desenvolveram a metalurgia, desenvolveram a administração pública e inventaram um tipo de escrita denominada cuneiforme.
No ano de 2330 a.C, os Acádios, povo procedente da zona central da Mesopotâmia, conquistaram a região e unificaram, numa só cultura, os povos Acádio e Sumério, tendo transferido a capital para a cidade de Acad.
Em 2118 a.C a capital é transferida para a cidade de Ur e por volta de 1894 a.C toda a região é unificada por Hamurabi, rei da Babilónia. Nesta época desenvolveu-se na Mesopotâmia uma importante civilização, fortaleceu-se o sistema administrativo, desenvolveram-se técnicas de regadio, desenvolveu-se a navegação e construiram-se grandes templos e monumentos.
Em 1595 a.C, os hititas, povo procedente da meseta da Anatólia (na actual Turquia) e posteriormente os casitas, invadem e dominam a Mesopotâmia. Durante os cerca de 4 séculos posteriores a Mesopotâmia conheceu um período de grande progresso tendo desenvolvido fortes relações comerciais com os povos visinhos.
Posteriormente são os Assírios, povo procedente do Norte da Mesopotâmia, que invadem a região e criam um Império que se estende até ao Mediterrânio, chegando mesmo a dominar o Egipto. Contudo, as contínuas revoltas das tribos caldeias e as incursões dos medas (povo que habitava a antiga zona de Média no noroesta da Pérsia, actual Irão) colocaram um fim ao