Higieni ocupacional
Acidente de Trabalho e Suas Causas
1. O que são acidentes de trabalho?
De acordo com o art. 19 da lei 8.213, publicada em 24 de julho de 1991, “acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, ou pelo exercício do trabalho do segurado especial, provocado por lesão corporal ou perturbação funcional, Tde caráter temporário ou permanente”. Essa lesão pode ser caracterizada apenas pela redução da função de determinado órgão ou segmento do organismo, como os membros. 1.1 Outras situações também caracterizam acidente de trabalho: Também são considerados os acidentes ocorridos durante o trajeto entre a residência do trabalhador e o local de trabalho, doenças profissionais produzidas ou desencadeadas pelo exercício de determinado trabalho, doença do trabalho adquirida ou desencadeada pelas condições em que a função é exercida, também são considerados acidente de trabalho as agressões, sabotagens ou atos de terrorismo praticados por terceiros ou por colegas, no horário e local de trabalho.
Os acidentes sofridos fora do local e horário de trabalho são considerados acidente de trabalho desde que, o trabalhador esteja executando ordens ou serviços sob a autoridade da empresa, ainda que o acidente ocorra durante viagens a serviço, mesmo que esta seja realizada para fins de estudo, podem ser acidente de trabalho se for financiada pela empresa.
2. Classificações dos Acidentes de Trabalho
2.1 Físicos: eles são representados por fatores ou agentes existentes no ambiente de trabalho que podem afetar a saúde dos trabalhadores, como: ruídos, vibrações, radiações, frio, calor, pressões anormais e umidade;
2.2 Químicos: é identificada pelo grande número de substâncias que podem contaminar o ambiente de trabalho e provocar danos a integridade física e mental dos trabalhadores, a exemplo de poeiras, fungos, névoas, neblinas, gases, vapores, substancias, compostos ou outros produtos químicos.