Poupar
No Inverno, ligue a ventoinha de teto ao contrário, ou seja, na direção contrária aos ponteiros do relógio e conseguirá baixar e fazer circular o ar quente que se acumula no teto, aquecendo assim a casa.
Um recuperador de calor é três vezes mais eficiente do que uma lareira aberta.
Crie o hábito de desligar a luz sempre que sai de uma divisão para a qual não vai voltar tão cedo.
Troque as lâmpadas tradicionais por lâmpadas de baixo consumo e/ou lâmpadas fluorescentes – estas últimas duram aproximadamente 2 anos e consomem cerca de 35% menos energia.
Baixe a temperatura da caldeira/esquentador.
Desligue a caldeira/esquentador sempre que sai de casa e/ou durante a noite.
Baixe a temperatura do aquecimento central/ar condicionado.
Desligue todos os botões de standby dos eletrodomésticos – mesmo não estando a ser utilizados, se a luz de standby estiver acesa continuam a consumir energia e a aumentar a fatura da eletricidade.
Na aquisição de qualquer eletrodoméstico, escolha sempre os modelos com a maior eficiência energética – o investimento inicial pode ser maior, mas as poupanças futuras serão de longo prazo.
Depois de carregar o telemóvel, MP3 ou máquina fotográfica, não deixe os carregadores nas tomadas, isto porque continuarão a gastar energia.
Certifique-se que todas as janelas e portas de casa estão bem isoladas – cerca de 30% do calor/frio entra em casa pelas janelas, ou seja, também pode sair, o que significa que gastará mais energia a aquecer ou a refrescar a casa.
Tape as janelas ou portas com frestas muito largas com almofadas compridas e estreitas, específicas para o efeito.
No Verão, mantenha as cortinas e estores corridos para não deixar entrar o calor e no Inverno faça o contrário, para que o sol aqueça a casa.
Feche a torneira da água enquanto lava os dentes, as mãos, faz a barba ou trata da loiça do