Etapa 4 educação ludica
Curso: Pedagogia
Disciplina: Educação Lúdica
Etapa 4
Aula-tema: O lúdico e o pedagógico. O brincar, o currículo e a organização.
Esta atividade é importante para que você reflita sobre a importância do brincar para a formação social, pessoal e cognitiva das crianças. Partindo do seguinte pressuposto:
A criança é um ser social que nasce com capacidades afetivas, emocionais e cognitivas. Portanto, para que as crianças se desenvolvam é preciso aprender com as outras pessoas. Essa interação entre crianças e também com os adultos depende dos recursos de cada criança. Destacando-se possibilidades de interação oferecidas pelos recursos como a imitação, o faz-de-conta, a oposição, a linguagem e a apropriação da imagem corporal. (Brasil, MEC, COEDI, 1998, p.21), pesquisas apontam que o brincar tem três grandes núcleos organizadores: o corpo, o símbolo e a regra. Além disso, o brincar é uma forma de lazer que proporciona a aprendizagem de regras relacionadas ao convívio social e um momento importante para o aluno resolver situações de conflito com a mediação do professor.
Passo 1
Pesquisar e registrar cinco brincadeiras de bebês, reconhecendo que o brincar do bebê com seu corpo envolve ritmo e conhecimento. Há de se considerar que o ato de rolar, engatinhar, tirar e por, vezes sem conta, objetos uns dentro dos outros, numa cadência rítmica que alterna movimentos opostos, como os de abaixar e levantar, puxar e empurrar, abrir e fechar, esconder e achar tem importância fundamental na construção da inteligência e do equilíbrio emocional do bebê, contribuindo para sua afirmação pessoal e integração social.
Na primeira fase do desenvolvimento, as crianças preferem objetos coloridos e em movimento, como os móbiles
Perto dos 4 meses, gostam também de objetos de bater, como cubos de borracha, objetos de espuma e bolinhas e animais plásticos. Estes objetos estimulam a coordenação entre visão e as mãos e também a segurar os