104125935

1152 palavras 5 páginas
22/3/2013

Geometria da Cunha Cortante das Ferramentas
Prof. Jorge Luiz de Oliveira

Cinemática Geral dos Processos de Usinagem
Os processos de usinagem necessitam de um movimento relativo entre peça e ferramenta.

1

22/3/2013

GEOMETRIA DA CUNHA DE CORTE
Os elementos que compõem a cunha de corte de uma ferramenta de usinagem são diretamente responsáveis pela qualidade do acabamento e pela própria vida útil da ferramenta. Norma “NBR-6163 – Conceitos da Técnica de Usinagem – Geometria da Cunha de Corte”. Partes construtivas de uma ferramenta de corte Parte de corte – parte ativa da ferramenta constituída pelas suas cunhas de corte. A parte ativa da ferramenta é construída ou fixada sobre um suporte ou cabo da ferramenta, através do qual é possível fixar a ferramenta para a construção, afiação, reparo, controle e trabalho. A ferramenta pode ser fixada sobre uma superfície de apoio ou pelo seu eixo.

GEOMETRIA DA CUNHA DE CORTE
Cunha de corte – é região da ferramenta delimitada pelas superfícies de saída e de folga. Superfície de saída (Aγ) – é a superfície da cunha de corte sobre a qual o cavaco é formado e sobre a qual o cavaco escoa durante sua saída da região do trabalho de usinagem. Superfície principal de folga (Aα) – é a superfície da cunha de corte da ferramenta que contém sua aresta principal de corte e que defronta com a superfície em usinagem principal.

2

22/3/2013

SUPERFÍCIES, ARESTAS E PONTA

GEOMETRIA DA CUNHA DE CORTE
Superfície secundária de folga (A’α) – é a superfície da cunha de corte da ferramenta que contém sua aresta de corte secundária e que defronta com a superfície em usinagem secundária. Aresta principal de corte S – é a aresta da cunha de corte formada pela intersecção das superfícies de saída e de folga principal. Gera na peça a superfície em usinagem principal. Aresta secundária de corte S’ – é a aresta da cunha de corte formada pela intersecção das superfícies de saída e de folga secundária. Gera na peça a

Relacionados