Poupan A
Poupança ou aforro, em Economia, é a parcela da renda, de pessoas, empresas ou instituições superavitárias, que não é gasta no período em que é recebida, e por consequência é guardada para ser usada num momento futuro.
Existe confusão entre poupança e poupança financeira,que é um tipo de investimento financeiro, em conta poupança, com baixo risco e, conseqüentemente, baixa rentabilidade, geralmente garantido pelo governo até um determinado valor, independentemente de qual casa bancária é a sua depositária. Entretanto, poupança do ponto de vista econômico é o acúmulo de capital para investimento.
Os recursos investidos pelos poupadores nas contas poupança, geralmente tem destinação para investimentos em infra estrutura habitacional.
Caderneta de Poupança
No Brasil, as contas de poupança que também são chamadas de “cadernetas de poupança”, são historicamente destinadas à pequenos depositantes e investidores financeiros. Geralmente não concede uma remuneração atraente aos depositantes em função do uso de um redutor calculado sobre os juros.
Mas quando há uma tendência de redução da taxa SELIC (indicador das taxas de juros), a poupança se torna um investimento muito atraente, pois é isenta de imposto de renda e imposto sobre operações financeiras.
A Caixa Econômica Federal é o maior depositário e incentivador desse tipo de investimento, havendo ganhado por vários anos o prêmio Top of Mind no segmento poupança.
A caderneta de poupança é um dos investimentos mais tradicionais (se não for o maior), por conta da segurança que ele garante. Mas como já dissemos algumas vezes, em se tratando de investimentos, segurança é sinônimo de baixa rentabilidade. Quanto maior o risco, menos seguro o investimento e (provavelmente) mais rentável.
Além da segurança, a poupança tem outra característica que pode ser considerada uma vantagem. A rentabilidade da poupança é definida pelo Banco Central. Sendo assim, todos os bancos são obrigados a praticar a mesma correção para