Os Planos De Poupan A
Os planos de poupança-reforma (PPR) são instrumentos criados com o objectivo de incentivar a poupança de médio e longo prazo destinada a satisfazer as necessidades financeiras inerentes à situação de reforma.
Os PPR são constituídos por certificados nominativos de um fundo de poupança-reforma que pode assumir a forma de fundo de investimento mobiliário, de fundo de pensões ou, equiparadamente, de fundo autónomo de uma modalidade de seguro do ramo «Vida».
Deste modo, os PPR podem ser comercializados sob três formas distintas: contrato de seguro do ramo «Vida», fundo de investimento e fundo de pensões. No caso concreto dos PPR comercializados sob a forma de contrato de seguro do ramo «Vida», há que distinguir entre os seguros de vida não ligados a fundos de investimento e os seguros ligados a fundos de investimento.
Apesar de partilharem um regime, uma denominação e um objectivo comuns, os PPR podem apresentar características distintas, designadamente em matéria de garantias de rendibilidade e de perfil de risco assumido. Objectivos do Sistema de Divulgação
O presente sistema de divulgação de informação visa contribuir para um reforço da transparência e uma melhoria da qualidade da informação, com o objectivo último de defesa dos interesses dos tomadores de seguro e beneficiários de PPR e dos consumidores em geral.
O sistema de divulgação de informação é constituído por um conjunto de informação sistematizada e de fácil manuseamento que permite uma comparação das comissões e das rendibilidades dos PPR comercializados pelas empresas de seguros, constituídos sob a forma de contrato de seguro não ligado a fundos de investimento.
O sistema de divulgação permite, ainda, para cada um destes PPR, a consulta da Ficha Individual Padronizada que contém informação detalhada sobre as principais características do produto.
A divulgação de informação relativa aos PPR constituídos sob a forma de contrato de seguro ligado a fundos de investimento