DFC
O presente trabalho visou analisar a situação financeira de uma empresa da BM&F BOVESPA mediante os indicadores financeiros da Demonstração do Fluxo de Caixa.
Em nosso trabalho procuramos aplicar indicadores financeiros para análise da DFC da empresa do ramo automobilístico, ferroviário e de fundição.
A empresa analisada foi: Iochpe Maxion S.A. Para o estudo foi utilizada pesquisa bibliográfica, documental e descritiva, sendo os dados tratados de forma quantitativa.
Demonstração de Fluxo de Caixa
De forma condensada como tratada no livro Contabilidade Comercial – Marion Jose Carlos, a Demonstração de Fluxo de Caixa indica a origem de todo o dinheiro que entrou no Caixa, bem como aplicações de todo o dinheiro que saiu do Caixa em determinado período e, ainda, o Resultado do Fluxo Financeiro.
A DFC propicia ao gerente financeiro a elaboração de melhor planejamento financeiro. A DFC passou a ser obrigatória para todas as sociedades de capital aberto ou com patrimônio líquido superior a R$ 2.000.000,00 (Dois Milhões de Reais), esta obrigatoriedade vigora desde 01/01/2008, por força da Lei 11.638/2007.
A Deliberação CVM 547/2008 aprovou o Pronunciamento Técnico CPC 03, que trata da Demonstração de Fluxo de Caixa.
Análise horizontal
Observa-se a variação positiva do FCO em 2013 de 625,7309%, este aumento é positivo, pois demonstra maior folga de caixa operacional.
O FCI em 2013 apresentou valor negativo expressivo com variação de 80,7218% com diminuição, devido principalmente a amortização e quitação de empréstimo e financiamentos e para concluir esse tópico podemos dizer que não houve muitos investimentos nesta transição de períodos, citamos apenas a compra de imobilizados.
Os índices FCF ficaram negativos de 2012 para 2013. Conforme podemos notar houve saídas correspondentes à amortizações de dívidas e valores pagos aos acionistas a títulos de dividendos.
Medidas de desempenho da empresa. (2013)
Assim como as demais