potência
20/11/2014
RELATÓRIO V: MEDIÇÃO DE POTÊNCIA ATIVA E REATIVA EM CIRCUITOS ELÉTRICOS MONOFÁSICOS
20/11/2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1. TÍTULO 3
2. OBJETIVOS 3
3. DESCRIÇÃO DOS EXPERIMENTOS 3
4. MONTAGEM E RESULTADOS 3
5. CONCLUSÃO 4
6. REFERÊNCIAS 4
7. CONCLUSÃO 4
INTRODUÇÃO A medição de energia elétrica é empregada, na prática, para possibilitar à entidade fornecedora o faturamento adequado da quantidade de energia consumida por cada usuário, dentro de uma tarifa estabelecida. O medidor tipo indução é empregado em corrente alternada para medir energia elétrica absorvida por uma carga. É constituído, especialmente, das seguintes partes componentes: Bobina de tensão “Bp”, Bobina de corrente “Bc”, Núcleo de lâminas de material ferromagnético, conjunto móvel e imã permanente.
O principio físico de funcionamento do medidor é baseado na interação eletromagnética entre os fluxos gerados pelas bobinas de corrente e tensão. O conjugado motor responsável pelo movimento do rotor (disco do medidor) é proporcional as magnitudes na tensão e corrente nas respectivas bobinas:
Onde: é a tensão na bobina de potencial; é a corrente na bobina de corrente;
A constante do medidor, , pode ser calculada utilizando a equação abaixo:
Onde é a potência elétrica (em Watts) medida no intervalo de tempo (em segundos) durante o qual o rotor do medidor efetuou rotações. Vale ressaltar que é frequente ocorrer que, calibrado o medidor na carga pequena, o mesmo fique sobrecompensado e passe o disco a girar muito vagarosamente quando somente a bobina de potencial Bp estiver energizada. Este efeito é chamado “arrastamento”.
1. TÍTULO
MEDIDOR DE ENERGIA ELÉTRICA TIPO INDUÇÃO.
2. OBJETIVOS
Aprender como ligamos o medidor em um circuito monofásico;
Verificar se o medidor