Potenciometria
O sabonete se enquadra nos produtos de higiene pessoal é segundo produto mais comprado pela humanidade, só perde para os produtos de alimentação, com o surgimento do sabão a 600 anos antes de Cristo. Que foi criado pelos fenícios, que ferviam a gordura animal, água e cinzas de madeira até obterem uma pasta que servia para limpar o corpo, mais tarde os espanhóis adicionaram azeite de oliva para perfuma-lo. Até o momento o sabão só era utilizado pela nobreza espanhola, francesa e Italiana diz se a lenda que autoridades de outros países eram presenteadas com sabão, podendo se considerar artigo de luxo, era enviado juntamente com uma para para explicar o sua forma de uso.
O sabão tornou-se mais comum partir do século XIX, quando ele começoua ser fabricado em escala industrial, com seu custo barateado a população começou a ter acesso a este produto. O sucesso foi tanto, que os banhos que antes eram anuais se tornaram cada vez mais frequentes.
Um acidente ocorreu na fabrica de Harley Procter em 1878, foi aonde aconteceu a criação do sabonete, um funcionário pausou a maquina de sabão e foi almoçar quando voltou a ligou continuou o processo e mandou para as formas aparentemente não notando a diferença com este tempo percorrido houve uma adição de ar na formulação. Quando o produto chegou ao consumidor ocorreu uma grande aceitação deste, o que ocasionou o envio de varias cartas para a fabrica, apartir deste momento ele pediu que fosse adicionado uma quantidade maior de ar a composição deste criando o sabonete.
Feito com substancias detergentes, o sabonete tem como primeira função limpar as impurezas da pele . Graças a formulas sofisticadas, hoje existem sabonetes para os diferentes tipo de pele, que evitam o ressecamento e garantem a limpeza profunda da pele.