Potencial Da Oferta De Novos Materiais
Espumas Metálicas
São materiais com elevada capacidade de
absorção de energia, elevada relação entre a resistência mecânica e o peso, baixa densidade e elevada capacidade de amortecimento de ruído e vibrações que poderão aumentar seu campo de aplicação.
As suas potenciais aplicações situam-se na indústria de transportes, nomeadamente no setor automóvel, ferroviário e aeronáutico.
Plásticos condutores e emissores de luz Atualmente os plásticos condutores e semicondutores estão
sendo utilizados na pesquisa e desenvolvimento de dispositivos eletrônicos com características de baixo custo e descartável, utilizando impressoras jato de tinta e técnica de “Line Patterning”, desenvolvida pelo grupo de pesquisa do Prof. MacDiarmid para o desenvolvimento de sensores a base de plástico e papel, polímeros emissores de luz (onde de acordo com a revista “The Economist” deverá se tornar uma indústria de bilhões de dólares), transistor de efeito de campo totalmente plástico, com aplicações em identificadores por radiofrequência e memórias plásticas que possam armazenar dados mesmo quando a energia do dispositivo está desligada, são alguns dos exemplos.
Ligas capazes de memorizar formas
Ligas com memória de forma são materiais
capazes de memorizar sua forma original, após deformadas. Atualmente, estas ligas encontram ampla aplicabilidade na indústria, com destaque para as áreas aeroespacial, automotiva e robótica. O desenvolvimento de modelos constitutivos para ligas com memória de forma tem sido um tópico ativo de pesquisa desde os anos 1980.
Materiais ultraleves mas com elevada resistência e tensão [Fibra de Carbono]
É um composto obtido a partir de vários tipos
de materiais compostos de carbono através da decomposição térmica sem oxigenação. A fibra de carbono é um dos materiais mais resistentes e que pode ser combinados com outros materiais de forma a se construir um laminado de alta resistência e baixo peso. Em
virtude