CONTOS HIST RICOS
A fundação do Rio de Janeiro
Em 1555 um grupo de franceses fundou, na Baía de Guanabara, uma colônia conhecida como França Antártica. A principal atividade da colônia era o comércio do pau-brasil, levado para a Europa. Os franceses contavam com a ajuda dos índios tupinambás.
Mas essa situação não agradava ao governo português. Em 1560 a França Antártica foi atacada e destruída pelos portugueses, mas os franceses voltaram a estabelecer sua colônia na Baía de Guanabara.
Entre 1565 e 1567 os portugueses fizeram a retomada da região,
Entre 1565 e 1567 os portugueses fizeram a retomada da região, comandados por Estácio de Sá, sobrinho do governador Mem de S á, com apoio dos religiosos jesuítas. Para evitar o retorno dos franceses, fundaram a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, guardando a
Baía de Guanabara.
1) O que a narrativa contada revela sobre a cidade do Rio de Janeiro?
_______________________________________________________________
2) Trata-se de uma narrativa de ficção? Justifique.
3) Além da fundação do Rio de Janeiro, de que trata o texto?
_______________________________________________________________
A origem das favelas do Rio de Janeiro.
"O morro era como outro qualquer morro. Um caminho amplo e maltratado, descobrindo de um lado, em planos que mais e mais se alargavam, a iluminação da cidade. (...) Acompanhei-os e dei num outro mundo. A iluminação desaparecera.
Estávamos na roça, no sertão, longe da cidade. O caminho que serpeava descendo era ora estreito, ora largo, mas cheio de depressões e de buracos. De um lado e de outro casinhas estreitas, feitas de tábua de caixão, com cercados indicando quintais.”
Foi assim que, em 1911, o célebre cronista João do Rio descreveu uma das primeiras favelas do país, no morro de Santo Antônio, no Rio de Janeiro. Naquela época, a então capital do país já era uma cidade dividida. E, como nos diz o próprio João do Rio, as favelas já eram um “outro mundo” dentro da realidade carioca.
No Rio,