Postura etica
A competição no mercado de consumo é fato notório no cenário mundial, fruto do modelo capitalista que prega a maximização de lucros e resultados. Para atrair os consumidores, as empresas, cada vez mais, procuram agregar valores aos seus produtos e/ou serviços, como forma de criar diferenciais competitivos e alcançar maiores fatias no mercado.
A ética é um valor essencial e fundamental para a sustentabilidade. Os caminhos do desenvolvimento passam inevitavelmente por um processo de escolha onde a opção pela ética estará totalmente vinculada ao compromisso com elos de conduta adequados às expectativas primárias da sociedade. Outra opção qualquer poderá trazer sucesso temporário, mas que se apresentará frágil e insustentável no decorrer do tempo. Por isso, não basta ter qualidade para uma empresa ser vista com bons olhos por seus clientes e fornecedores, ela precisa investir na sua reputação como empreendimento que estabeleça compromisso com a ética.
A responsabilidade social empresarial é uma forma de conduzir os negócios que torna a empresa parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social. A empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, Governo e meio ambiente) e conseguir incorporá-los ao planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de todos, não apenas dos acionistas ou proprietários.
Os programas de responsabilidade social geram valor à marca da empresa, de maneira que os consumidores dispõem-se a pagar um pouco mais pelo produto e receber, em troca, o valor agregado.
Pode-se ressaltar, ainda, que empresas socialmente responsáveis possuem uma longevidade maior no mercado, além de conseguirem, com maior facilidade, recrutar e manter talentos. Porém para que haja um retorno sólido dos investimentos, a realização de programas de responsabilidade