Os profissionais de Saude e sua postura etica
1 INTRODUÇÃO 3
2 desenvolvimento 4
2.1 A ÉTICA PROFISSIONAL 5
2.2 A POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO DO SUS 6
2.3 A APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA ÉTICA NA SAÚDE 9
3 CONCLUSÃO 11
4 REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter.
Segundo o dicionário Michaelis a Ética é a parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana. É uma ciência normativa que serve de base à filosofia prática e um Conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão.
Ética é o conjunto de valores e princípios que usamos para responder a três grandes questões da vida: Quero? Devo? Posso? Nem tudo que eu quero eu posso; nem tudo que eu posso eu devo; e nem tudo que eu devo eu quero. Ético é quando aquilo que você quer é ao mesmo tempo o que você pode e o que você deve. (Cortella, 2014)
Falar sobre a postura ética dos profissionais de saúde é falar sobre a moral nas relações pessoais, sociais e no atendimento aos pacientes de uma forma geral.
Cortella diz que a diferença entre a ética e a moral é que ética é a concepção dos princípios que eu escolho e a moral é a prática desses princípios (Cortella, 2014). Sendo assim, em todos os segmentos da vida, a ética pode e deve ser aplicada ou corremos o risco de que tudo acabe sendo permitido e não existam limites nos relacionamentos. “É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal”.(Cortella, 2014)
O tripé ser humano – ética – justiça está em jogo quando queremos discutir ética e relações profissionais, pois devemos ver a ética presente em todos os segmentos: o ser humano como relação e sujeito da ética, a ética como ética das relações e relações sociais que sejam justas (justiça). Esse tripé é, na verdade,