Postura ética e formação profissional no campo de enfermagem
Introdução2
Responsabilidade ética do Enfermeiro3
A Bioética4
Os princípios bioéticos e o exercício da enfermagem8
Consideração Final14
Bibliografia15
INTRODUÇÃO
Nesse estudo propomo-nos a realizar uma aproximação à Bioética, área que vem sendo alvo de discussões e reflexões no âmbito das ciências biológicas e da saúde no sentido de se repensar as condutas humanas frente aos valores morais no atual contexto de grande desenvolvimento tecnológico e científico. Procuramos iniciar uma discussão acerca do exercício da enfermagem em sua dimensão bioética, analisando como ele tem se dado em relação à ética dos princípios a qual é baseada na beneficência, autonomia e justiça. Neste sentido os membros da equipe de enfermagem, em suas relações com o paciente, têm adotado uma postura calcada na beneficência interligada à subordinação de sua prática ao ato médico. Por outro lado, a sua proximidade com o doente lhes permite a formação de vínculos que lhes conferem um certo poder através do qual podem conduzir o cliente ao exercício de sua autonomia.
O exercício da enfermagem compreende o cuidado ao ser humano nas suas dimensões biológica e sócio-culturais, considerando o contexto no qual o indivíduo está inserido. Dessa forma, prestar assistência de enfermagem exige do profissional ética e postura adequados a cada situação.
O termo ética se refere aos padrões de conduta moral e de comportamentos relativos ao paciente, ao gestor e aos colegas de trabalho. O Profissional de Enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões e para isso é necessário uma qualificação adequada aos princípios éticos e morais da categoria profissional e da sociedade.
Cabe ao profissional de enfermagem possuir uma visão mais holística do ser humano, o que permite reconhecer suas próprias responsabilidades e deveres para com o outro, orientando de forma ética seus comportamentos. Além disso,