Postura ética e profissional do cerimonialista
COSTA DA MATA, JÉSSICA MARIA*
LIMA MARQUES, MÁRCIA LENY*
SILVA, JEANNE PATRÍCIA*
RESUMO
Este estudo tem como objetivo principal apresentar uma reflexão sobre a qualidade dos serviços prestados pelo cerimonialista no mercado atual, a importância de uma postura ética e profissional para que o mesmo busque consolidar sua marca no mercado de trabalho; Identificando os eventos que pode atuar, bem como da necessidade de conhecimento ético e profissional desse cargo e da coerência protocolar para atender as expectativas solenes, públicas e sociais. Neste estudo foi utilizado o método de abordagem qualitativo de caráter descritivo analítico. Sendo utilizadas técnicas de procedimentos de coletas de dados: a pesquisa bibliográfica. Os dados secundários foram coletados por meios de consultas em livros e sites de internet analisados de maneira crítica e qualitativa. Concluiu-se, portanto, que o cerimonialista é essencial para o sucesso das solenidades, ele deve ter perfil e postura ética, sempre observando o protocolo e as precedências, sempre atentos e se preparando para atender as mudanças decorrentes do mercado atual.
PALAVRAS-CHAVE: Cerimonialista, Postura ética, Mercado de trabalho.
1. INTRODUÇÃO
Hoje, em virtude da grande demanda de eventos sociais e solenidades públicas, cada vez mais se tem a necessidade dos serviços do profissional de Cerimonial. Essa nova realidade exige além do perfil e postura, conhecimento humanístico, habilidade para realizar pesquisas, conhecimento de normas, do estatuto, planejamento e total controle de suas emoções e crenças pessoais.
Com a nova realidade que surge, o amadorismo e erros protocolares devem ser substituídos por conhecimentos, firmeza e coerência, pois conhecer as leis e precedências do cerimonial é o primeiro passo para que esse profissional se fortaleça como cerimonialista.
Diante desse exposto pretende-se investigar nesse