Postura do PSDB- enquanto as desigualdades e preconceitos
Destacou a preocupação do PSDB em promover a igualdade racial no Brasil e acabar com o racismo
Quais os principais problemas enfrentados ainda hoje pelo negro no país?
Sem dúvida, a discriminação racial. A discriminação faz com que o sujeito tenha menos autoestima, oportunidades e seja até mesmo maior vítima de violência. É sempre válido lembrar o exemplo da senhora que foi arrastada pela polícia em uma periferia carioca. A pergunta que fica: aconteceria o mesmo com uma pessoa branca? Se ela fosse alguém com sobrenome e posses materiais? Enfim, dificilmente, então é preconceito. É contra isso que devemos lutar.
“A inaceitável dupla discriminação”, por Thelma de Oliveira
Sex, 25 de Julho de 2014 (obs.: no texto encontram-se fragmentos de outros que não são da escritora acima, mas também são do partido)
“Luta da mulher negra deve ser apoiada e inserida na vida partidária”
Uma mulher negra, no Brasil, deve enfrentar o machismo e o racismo e isso é algo muito duro. É desgastante, uma luta intensa, e por isso devemos sempre andar ao lado delas. Podemos refletir sobre uma série de realidades e vivências que apontam o nosso dia a dia. Essa realidade está elencada pela permanência da discriminação de gênero, do racismo, exploração de classe, violência e morte, que estão ainda muito presentes em nossa sociedade. Estamos falando de um público que sofre dupla opressão: por ser mulher e negra, suscetível aos indicadores sociais mais negativos.
Num país de tantas desigualdades econômicas, políticas e sociais, a dupla discriminação da mulher negra se reveste de uma perversidade maior quando se fala de sua inserção, ou não inserção, no mercado de trabalho. Estudo do DIEESE aponta uma série de indicadores que confirmam essa dupla discriminação da mulher negra no mercado de trabalho brasileiro. O desemprego é maior para ela do que para a mulher branca ou amarela ou para o homem negro.A