posto veterinario de castração
IMPLANTAÇÃO DE POSTO VETERINÁRIO PARA EFETIVAÇÃO DE POLÍTICA DE CONTROLE ÉTICO DE POPULAÇÕES DE CÃES E GATOS NO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO DO SUL
Junho/2013
Sumário:
1- Apresentação do Programa – pg 03
2- Justificativa do Projeto – pg 05
3- Objetivo Geral – pg 08
4- Objetivos Específicos – pg 08
5- Público Alvo – pg 09
6- Metodologia de Implantação – pg 09
7- Cronograma e Metas de Execução – pg 11
8- Orçamento – pg 12
9- Parcerias – pg 15
10- Avaliação do Projeto – pg 15
11- Resultados Esperados – pg 16
1- Apresentação do Programa:
No intuito de encontrar soluções para o aumento da população de cães e gatos no Município de Rio Branco do Sul e a sua permanência nas ruas em meio urbano é que se apresentam as considerações de ordem técnica e ética, propondo projeto para a viabilização do controle ético dessas populações.
As considerações e levantamentos feitos neste projeto apontam para uma só conclusão: é preciso, definitivamente, adotar as estratégias preventivas, recomendadas pela Organização Mundial de Saúde. O método de capturar e matar cães, de forma sistemática e indiscriminada, utilizado em algumas cidades brasileiras, não é eficiente, gera estresse no trabalhador, impactos ao meio ambiente e conflitos com a sociedade, também não se justificando do ponto de vista ético.
Cães e gatos são animais senscientes, portadores de interesses, capazes de experimentar dor e sofrer física e mentalmente. Transformados pelo homem, em sua natureza primitiva, tornados domésticos e dependentes dos nossos cuidados, é nossa responsabilidade protegê-los, atender a suas necessidades básicas e considerar seus interesses em manterem-se vivos e livres de sofrimentos desnecessários. Programas de controle ético de populações de cães e gatos não podem deixar de considerar esses princípios fundamentais.
O controle de