ATPS Gest O De Projetos Etapa 1 E 2
Eder
Lilian
Priscila
Etapa 1:
Aula Tema: A Natureza de um projeto; Estruturas de Administração de Projetos; Desenvolvimento do conceito e análise do ambiente.
Passo 2.
Escrever resumidamente as características:
a) Dos Projetos Contemporâneos; (Priscila/Lilian)
Desde a antiguidade gerenciam-se projetos como a construção de templos, cidades, pirâmides e caravelas. A maioria dos projetos das civilizações antigas era relacionada a poder, religião ou construção de grandes monumentos.
Porém, hoje a gestão de projetos é bem mais organizada, estruturada e com data de início e fim do projeto. São definidos como projetos de curto, médio e longo prazo. Todos os projetos apresentam as seguintes características comuns:
- São empreendimentos independentes;
- Possui propósito e objetivos específicos;
- Têm duração limitada (início e fim bem definidos);
- Entregam um resultado único;
- Recursos próprios (Incluindo financeiros e Humanos) e;
- Administração e Estrutura administrativa própria.
Um projeto é planejado, financiado e administrado como uma atividade distinta e, se for tratado em separado do trabalho de rotina, é mais fácil de ser planejado, monitorado e controlado, o que evita a necessidade de sobrecarregar aqueles que respondem pelo trabalho do dia a dia.
b) De Projetos e de Processos; (Priscila)
Um projeto é uma máquina de mudanças. Ele é concebido quando se percebe a necessidade de progresso, quando provavelmente há um período de discussão, especulação, uma “rodada de avaliações” dos prós e contras e de ideias, sem muita ação decisiva até que o conceito assuma uma forma identificável.
Se o projeto for assumido chegarem a um acordo desejável do projeto, então o processo entrará em ação. Planejar as atividades de um projeto é essencialmente um processo sistemático que envolve a integração de uma variedade de atividades, recursos e intervalo de tempo.
O processo serve para dar andamento num