Postagem 1
O presente estudo partiu das dificuldades encontradas pelo pedagogo na organização e na efetivação de sua prática no interior da escola. A diversidade de funções que são determinadas através das ocorrências conflituosas do cotidiano escolar, ocupam a maior parte do tempo deste profissional, que acaba secundarizando a sua função específica, em detrimento a outras de cunho pedagógico ou não.
O pedagogo ocupa um amplo espaço na organização do trabalho pedagógico, sendo um articulador no processo de formação cultural que se dá no interior da escola. Sua presença, é fundamental na organização das práticas pedagógicas e consequentemente na efetivação das propostas . É o mediador no processo ensino - aprendizagem, de forma a garantir a consistência das ações pedagógicas e administrativas.
CAPÍTULO 1. O QUE É UM PEDADGOGO?
Pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa , indireta ou diretamente vinculadas a organização e aos processos de aquisição de saberes e modos de ação com base em objetivos de formação humana definidos em uma determinada perspectiva.
Dentre essas instâncias o pedagogo pode atuar nos sistemas macro, intermediário ,ou micro de ensino ( gestores, supervisores, administradores, planejadores de políticas educacionais, pesquisadores, outros); nas escolas (professores, gestores, coordenadores pedagógicos, pesquisadores, formadores, etc...); nas instâncias educativas não escolares ( formadores, consultores, técnicos, orientadores que ocupam de atividades pedagógicas em empresas, órgãos púbicos, movimentos sociais ,meios de comunicação, nas editoras , na formação profissional).
Essa formulação distingue claramente a atividade profissional do professor, que realiza uma forma específica de trabalho pedagógico (ensino) e a atividade profissional do pedagogo, que se desenvolve em um amplo leque de práticas educativas ( informais, não formais e formais).
Para Libâneo, o que o que justifica a existência da