possíveis benefícios dos transgênicos
São várias as vantagens certas e possíveis que o uso de organismos geneticamente modificados pode trazer. Dentre as principais estão:
Melhoria da produção por área agrícola, exigindo menor expansão de áreas. Isso reduz o desmatamento e pode aumentar a renda do produtor.
Potencial de redução do uso de defensivos agrícolas (agrotóxicos), o que evita a contaminação de animais, plantas e manciais.
Possibilidade da fabricação de medicamentos que antes eram inviáveis. Plantas podem começar a produzir substâncias específicas em grande quantidade para a extração.
Possibilidade da suplementação nutricional em alimentos. Plantas que geram alimentos com mais nutrientes específicos, para suprir onde locais com deficiências.
Possibilidade de inclusão de vacinas em alimentos para países pobres.
Possibilidade da redução dos custos dos alimentos. Maior produtividade agrícola, maior oferta de alimentos e conseqüente queda de preços.
Pontos positivos Aumento da produção Maior resistência à pragas (vírus, fungos, bactérias e insetos) Resistência aos agrotóxicos Aumento do conteúdo nutricional Maior durabilidade e tempo de estocagem
Segurança
Muitas plantas são cultivadas e analisadas pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), porém a comercialização dessas especialidades ainda não está autorizada. Muitos transgênicos ainda não são autorizados para serem comercializados em decorrência da polêmica gerada pelo impacto ambiental e reações alérgicas já observadas em algumas pessoas. A empresa responsável pela autorização do plantio e comercialização é a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).
A produção de transgênicos vem aumentando. Segundo a revista “Nutrição Saúde e Performance” Ano 3 - Edição n° 9, estima-se que cerca de 35 milhões de hectares, o que representa 150% do tamanho da Grã-Bretanha, estão atualmente sendo utilizados para a produção de plantas geneticamente modificadas,