Possibilidades e limites da gestão de transportes com o uso da tecnologia
Gerenciamento de Transportes de Frotas.
Possibilidades e limites da gestão de transportes com o uso da tecnologia
Atualmente as empresas tem buscado manter um grau de satisfação auto e sucesso com os clientes, no meio logístico a estratégia utilizada foi a criação de softwares que auxiliam no andamento dos transportes. Estes sistemas servem como canais de alimentação, ou seja, todas as informações desde a produção são lançadas no sistema, e o cliente pode acompanhar todo o processo, e fiscalizar a locomoção do processo.
A tecnologia da informatização é uma ferramenta que facilita a organização da empresa, diminuindo ao tempo de transações, facilitando o fluxo de informações, diminuindo os custos decorrentes de erros humanos. Os limites encontrados nesta ferramenta é a mudança cultural, ou seja, adaptar este sistema e passar as instruções ao cliente para que o mesmo possa acompanhar seu processo.
Todos os objetivos da empresa têm que ser bem delineados e tem que se desenvolver estratégias em função das mudanças do ambiente externo e interno, que permitam manter a competitividade. As empresas dependem de informações precisas e cada vez mais on-line com o fluxo de materiais. Não basta apenas reduzir o lead time de fabricação, se o material fica parado nas docas de recebimento ou expedição. Por isso as novas tecnologias não somente mudam o ambiente como também ajudam a ser competitivos, e a logística tem que aproveitar a ferramenta Tecnologia da Informatização como uma arma competitiva, a qual se torna uma condição para o sucesso. Através da Tecnologia da Informatização pode-se criar e modelar sistemas de informação destinados a dar suporte à tomada de decisão no gerenciamento da cadeia logística.
Este sistema deve também ser capaz de agilizar os processos logísticos dando não apenas maior velocidade, mas também fidelidade à informação. É visível o esforço das organizações em inovar os processos logísticos para