Impacto das tecnologias de informação na cadeia de abastecimento
1.
Introdução
Com a frequência da disciplina de Gestão da Distribuição e Logística, inúmeros temas poderiam ser abordados na perspetiva do trabalho da disciplina, contudo e como na nossa perspetiva a área das TI (Tecnologias da Informação) é de extrema importância e tem vindo nos últimos anos a ganhar relevo e preponderância, os seus impactos na Distribuição e Logística foi o tema por nós selecionado.
Transversal a toda a área logística, distribuição e transportes, tem na última década ajudado a otimizar a operação e com isso melhorado tempos e serviços, com claros e inequívocos ganhos para os clientes finais das cargas transportadas, que pela redução de custos operacionais, consegue obter melhores condições de compra, ou até mesmo em casos mais extremistas, consegue distribuir bens até aqui praticamente inacessíveis para o consumo local, nomeadamente os produtos perecíveis.
A área da Distribuição e da Logística é talvez onde a entrada das TI mais se fez sentir. Hoje é difícil imaginar um vendedor sem telemóvel, ou uma requisição de encomenda em papel com as vicissitudes normais temporais e até mesmo de perceção, compreensão e erro humano que daí advinha.
Se hoje um vendedor pode num determinado cliente através de um telemóvel realizar uma encomenda, imprimir uma fatura, emitir um recibo, ou até mesmo saber com detalhe onde está a sua encomenda (em termos físicos – em que carro, a que horas está programado chegar, etc.), esta