Conceitual 5s
Introdução
O programa 5S é um processo estruturado para mobilizar a organização para o uso responsável dos recursos nos aspectos físicos (equipamentos, máquinas e células de trabalho), procedimentos e atitudes. A sigla 5S se refere aos cinco sensos:
Utilização - Seiri,
Ordenação - Seiton,
Limpeza - Seisou,
Saúde e Higiene – Seiketsu e
Autodisciplina - Shitsuke.
O Programa é calcado em uma filosofia profunda de práticas simples, que promove o crescimento contínuo das pessoas, num aperfeiçoamento constante da rotina do trabalho diário e, conseqüentemente, a melhoria da qualidade de vida.
O 5S constitui a base para a implantação de um sistema de gestão bem estruturado. Em qualquer organização humana, o programa prepara o ambiente para mudanças profundas, por ser de simples compreensão, fácil aplicação e gerar resultados visíveis e imediatos.
Muitos consideram o 5s uma filosofia, que pode ser levada a todos os lugares, tanto em sua casa como no seu trabalho. O 5s leva a uma evolução, onde não há mais desperdício. Tudo é otimizado.
Não é preciso mudar de trabalho. Mas sim, o seu modo de trabalhar. Quem ganha com isso somos todos nós. O 5S é um modo simples de melhorar as relações e o ambiente no trabalho, simplificando procedimentos, otimizando recursos e o seu tempo. O resultado é o melhor desempenho profissional e de serviços, com reflexo direto na satisfação de usuários e na produção.
Melhorar a qualidade significa, antes de qualquer coisa, "arrumar a casa" ou fazer o "hausekeeping", como se diz em inglês. As empresas japonesas descobriram um modo prático e objetivo de arrumar a casa, utilizando um recurso de memorização: 5S, iniciais de cinco palavras japonesas que amparam o programa de arrumação. Você pode aplicar os 5S para arrumar sua vida. De maneira sucinta podemos dizer que o SEIRI refere-se às atividades de eliminação do que é supérfluo, o SEITON às atividades de ordenação das coisas (arrumação