Posição dos Cristãos na Pós-Modernidade
Jo. 15. 18-27
I. O QUE OS CRENTES DEVEM ESPERAR DO MUNDO
1.1 Ódio. Poque não sois dele
18 Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim.
19 Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia.
A povo de Deus sempre andou na contra mão do mundo, Jesus está relembrando a oposição do mundo através dos fariseus e incrédulos que foram opositores dele.
O mundo a que Jesus está se referindo é a organização existente entre os homens ímpios que envolve os seres humanos, nas coisas mais sordidas, injustas, desonestas que muitas vezes, compra o que não é comprável.
Esta organização humana á tão envolvente que precisamos da intervenção de Deus, para nós livrar de tais laços, de esquemas tão perfidos.
O texto mostra três indícios que prova quando alguém não faz parte do mundo: Ser ódiado pelo mundo, não ser propriedade dele e ser escolhido dele (ser retirado do mundo)
1,2 Perseguição, Porque sois servos de Deus
20 Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.
A perseguuição física já foi tão cruel ao povo de Deus que a história mostra com fartura tantas atrocidades das quais a igreja jamais pode esquecer, os frutos que a igreja colhe hoje foram regados pelo sangue de servos de Deus odiados pelo mundo.
Jesus procura mostrar com toda sinceridade aos discípulos que segui-lo tem sofrimentos, perseguições, porém ele os consola de duas formas, para que estes como nós tenhamos alento e coragem diante das dificuldades provenientes de nossa fé em Cristo
1. Não é o servo maior do que seu senhor... No reino de Deus não tem competição por poder ou cargos, todos são servos do mesmo Senhor e este se fez o servo mais obediente de todos os tempos e