Teologia Pós modernidade
REFLEXÃO TEOLÓGICA
Título: PÓS-MODERNIDADE E TEOLOGIA
Autor: Jaziel Guerreiro Martins Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista do Paraná. Mestre em Teologia pela Universidade de Birmingham, Inglaterra, 1993, título convalidado pela Universidade Metodista de São Paulo. Doutorando em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo.
Endereço: Avenida Silva Jardim, 1859 – Curitiba – Paraná – CEP: 80250-200
E-mail: jazielgm@terra.com.br
Vice-diretor e Coordenador do Curso de Teologia da Faculdade Teológica Batista do Paraná, mesmo endereço acima.
PÓS-MODERNIDADE E TEOLOGIA
Se em outras áreas do conhecimento humano, como a filosofia, a sociologia e a história, é quase impossível elaborar uma definição inteiramente satisfatória e aceitável para todos, assim o é também na teologia. Teologia é: “o discurso concernente a Deus; a ciência do sobrenatural; a ciência da religião; o estudo sobre Deus”.1 Paul Tillich define teologia como “a interpretação metódica dos conteúdos da fé cristã”.2 Já para Karl Barth, é a ciência na qual a igreja, segundo o estado atual do seu conhecimento, expõe o conteúdo da sua mensagem, criticamente, isto é, avaliando-o por meio das Sagradas Escrituras e guiando-se por seus escritos confessionais.3 O tema central da teologia é Deus, mas muitas vezes, o ponto de partida da reflexão teológica é a existência histórica, concreta, e às vezes trágica, do ser humano que pensa.
Numa sociedade de cultura pós-moderna, a teologia como “discurso”, “estudo”, tende a perder significado e importância. A teologia se vê ameaçada com as mudanças que incidem sobre ela e sobre a igreja cristã. O dogma fundamental da modernidade, que estabelecia o sujeito e a razão crítica como fonte de interpretação, conhecimento e aceitação das verdades, acaba ruindo por excesso dessa mesma razão moderna. Ela sofisticou-se de tal maneira que foge do controle da razão normal das pessoas, deixando