ATPS física I
Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Física I da Faculdade Anhanguera Educacional unidade 3, campinas.
Campinas, setembro de 2014
RESUMO
Análise e comprovação de dados de movimento uniforme, obtidos em laboratório, através de um aparelho de medição de movimento. A partir dos dados, foram definidas informações não informadas pelos instrumentos disponibilizados.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A elaboração desse experimento tem como objetivo observar a variação da velocidade de uma partícula de acordo com as determinações pré definidas pelo professor à ser inserida no aparelho de medição. A partir disso, foi feita a obtenção de dados.
DESENVOLVIMENTO
A observação é iniciada com o aparelho de medição inclinado à 10º em relação à superfície. Á partir disso, o corpo é solto por cinco vezes, visando à exatidão na obtenção dos dados. A cada momento que o corpo é solto, é marcado o tempo que ele percorre de um ponto até o próximo, e assim em diante. Existem seis marcações no aparelho, onde os tempos são marcados.
Observa-se o movimento da partícula pela rampa inclinada, As posições que a esfera passa com o decorrer do tempo, e o calculo da media.
A partir desses valores, foi estipulada a construção de tabelas que mostrem: deslocamento, intervalo de tempo e velocidade media.
Primeiro, a medição do tempo percorrido de ponto à ponto, com o aparelho à 10º de inclinação, se obteve os valores conforme dado na tabela