Positivismo
Quem foi?
O que nos interessa de Augusto Comte?
Positivismo
A – O que é o positivismo? - O positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no começo do século XIX. Os principais idealizadores do positivismo foram os pensadores Augusto Comte e John Stuart Mill. Esta escola filosófica ganhou força na Europa na segunda metade do século XIX e começo do XX, período em que chegou ao Brasil.
B – O que o positivismo defende? O positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é o único meio de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos.
C – O que os positivistas consideram? Os positivistas não consideram os conhecimentos ligados as crenças, superstição ou qualquer outro que não possa ser comprovado cientificamente. Para eles, o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos.
DESENVOLVIMENTO (RELIGIÃO POSITIVISTA)
A IDEOLOGIA EMBRIONÁRIA
A ideologia embrionária tem como base o positivismo, o qual foi a idéia inicial de Comte.
Sendo o positivismo a valorização do conhecimento científico, existe em contraponto uma não valorização das questões metafísicas, mas pretende-se um desenvolvimento humano por meio de tal conhecimento.
CONTEXTO
O contexto se dá França e na fase da Revolução industrial, um período histórico de efervescência. As religiões começam a ser contestadas e os métodos e visões científicas a serem mais aceitos. Período também de mudança de governos.
JUSTIFICATIVAS
Uma das justificativas para tal Religião da Humanidade (Positivismo), foi a procura por estabelecer as bases de uma completa espiritualidade humana, sem elementos extra-humanos ou sobrenaturais.Também foi adaptada a uma época em que o ser humano poderia viver esclarecido pela ciência, com uma atividade prática totalmente pacífica e baseada no altruísmo.
Positivismo
O positivismo é uma corrente filosófica