Concreto De Alto Desempenho
O Concreto de Alto Desempenho - CAD é um dos materiais de construção que mais tem se desenvolvido nos últimos anos, tanto no Brasil quanto mundialmente, fato este acompanhado em todas as edições do jornal Tecnologia do Concreto Armado em Notícias. Desenvolvido na Noruega na década de 50 e adotado no Brasil, o CAD é um concreto de avançada tecnologia, cujos constantes estudos e experiências têm possibilitado significativas evoluções na qualidade do produto nos últimos anos.
Superando em excelência a principais características do concreto tradicional - como resistência mecânica inicial e final elevada, baixa permeabilidade, alta durabilidade, baixa segregação, boa trabalhabilidade, alta aderência, reduzidas exsudações e retrações, entre outras - graças à misturas de cimentos e agregados convencionais com sílica ativa e aditivos plastificantes, o CAD é reconhecido pela sua baixa relação a/c (em torno de 0,4) e valores de resistência que podem ultrapassar 120 MPa. Devido a essas características, é especialmente apropriado para projetos onde a durabilidade com economia é condição indispensável para sua execução.
Muitas são as vantagens que justificam o crescente emprego do CAD n setor da construção. No Brasil, é possível destacar três fatores fundamentais: a alta durabilidade, a possibilidade de se construir estruturas mais esbeltas e a resistência do material em regiões particularmente agressivas.
Parte superior do formulário
Durabilidade inquestionável
Segundo o Prof. Pierre-Claude Aïtcin, da Universidade de Sherbrooke e diretor científico no Canadá do Centro de Excelência em Concreto de Alto Desempenho (que esteve no Brasil em 1999 proferindo palestras e acaba de lançar a versão em português de seu livro sobre o tema), a durabilidade é, sem dúvida, a principal responsável pelo crescimento no uso do CAD em todo o mundo.
Um exemplo claro é a Torre Norte do CENU - Centro Empresarial Nações Unidas, em São Paulo. Com 84 mil m2 de área