SEMANA DE PRODUTIVIDADE NO IQV
PRODUTIVIDADE: GENERALIDADES
No dia 16 de Fevereiro, ao mostrar a capa do livro “Dispa-se – Uma fábula de negócios sobre a erradicação dos três medos que prejudicam a lealdade dos clientes”, o Administrador do IQV sugeriu como proposta da semana (de 16 – 20 de Fevereiro) a exploração do tema da PRODUTIVIDADE. Isto englobaria as várias formas, exemplos, caminhos e opções de nos tornarmos mais produtivos. Assim sendo, todas as imagens, textos, vídeos ou outros apontariam para o tema da produtividade para se buscar maneiras de nos ensinarmos a sermos mais produtivos.
Assuntos como metas, tempo, objectivos, sonhos, foco, desperdício e resultados deviam fazer parte do grande tema PRODUTIVIDADE. O que temos feito para nos tornamos mais produtivos? Temos estabelecido metas e temos gerido bem o nosso tempo? Já identificamos que coisas têm roubado o nosso tempo? É produtivo não ter foco? Eram algumas perguntas sugestivas.
Logo de cara a sugestão do ADM mereceu o apoio dos membros do Grupo, os quais teceram considerações sobre o que era a Produtividade. Boa parte das considerações gravitavam na ideia segundo a qual a Produtividade é a relação entre a produção e os factores de produção, ou seja, o que é produzido e como se faz ou que se usa para produzir; que é a medida que nos permite observar o quanto avançamos em direcção aos objectivos de produção traçados.
A vertente da produtividade em relação ao tempo não foi deixada de lado e mereceu debate também. Daí afloraram ideias segundo as quais a produtividade e o tempo são duas coisas que estão directamente relacionadas. Por isso, é essencial saber planear os horários para que as tarefas possam ser concluídas correctamente e dentro do prazo. Isso requer anotações numa agenda sobre o que tem que fazer em um determinado dia.
Hoje, podemos avaliar a produtividade de cada funcionário não necessariamente pelo tempo que passa ou despende no local de trabalho, mas por medidas que permitam entender