Positivismo
O Movimento dos Ludita é o nome dado a um movimento popular ocorrido na Inglaterra entre os anos de 1811 e 1818. Os luditas é como passaram a ser conhecidos os participantes deste movimento que reuniu desempregados e trabalhadores das indústrias contrários aos avanços tecnológicos em curso, proporcionadas pelo advento da primeira revolução industrial. Eram dedicados a destruição das maquinas e protestavam contra a substituição da mão-de-obra humana por máquinas. O nome Ludd era conhecido nos meios fabris desde que um maluno chamado Ned Ludd, uns trinta anos antes, em 1779, invadiu uma oficina para desengonçar as maquinas a marteladas.
Liderados pelos assim apontados “homens de maus desígnios”, usando máscaras ou escurecendo o rosto, os esquadrões luditas, armados com martelos, lanças e pistolas, aproveitando-se para deslocarem-se a noite, vagavam de um distrito ao outro demolindo tudo o que encontravam, apavorando os donos de fabricas.
Pode ser considerado o primeiro movimento operário de reivindicação de melhorias nas relações e condições de trabalho.
8. Por que havia necessidade do surgimento de uma disciplina que abordasse o social?
Os problemas decorrentes do rápido processo de urbanização e de concentração de maquinas, terras e ferramentas sob controle do empresário capitalista faziam surgir com bastante força a ‘questão social’. Uma outra circunstância que contribuiu para o surgimento da sociologia foi a evolução dos modos do pensamento.
A evolução do pensamento humano, levando-o a utilizar a razão para um livre exame da realidade, inclusive a social, juntamente com os problemas originados pela Revolução Industrial foram as duas principais circunstancias que possibilitaram o surgimento da sociologia, que em seu início preocupou-se em ‘organizar’ a sociedade.
9. O que é o positivismo?
O positivismo foi uma corrente filosófica onde os positivistas estavam interessados na preservação da nova ordem econômica e política que