A mercadoria
Valor de uso (utilidade)
Um bem pode ser valor de uso sem ser valor de troca. Sua utilidade não decorre do trabalho. Exemplo: o ar, a luz do sol...
Um bem pode ser útil e produto do trabalho humano sem ser mercadoria.
Para criar mercadoria é necessário não só produzir valor de uso, mas produzi-lo para outros, dar origem ao valor de uso social.
O produto para se tornar mercadoria, tem de ser transferido a quem vai servir como valor de troca por meio de troca.
Nenhum bem pode ser valor se não é objeto útil. Se não é útil, tampouco o será o trabalho nela contido.
Valor de troca
O valor de troca revela-se de inicio na relação quantitativa entre valores de uso de mercadorias diferentes, relação que muda constante no espaço e no tempo.
A grandeza do valor de uma mercadoria é medida por meio da quantidade de substancia criadora de valor nela contida: o trabalho. A quantidade de trabalho por sua vez, mede-se pelo tempo de sua duração, e o tempo, por frações de hora, minuto, dia, etc.
Trabalho socialmente necessário: TSN
É o tempo de trabalho requerido para produzir-se um valor-de-uso qualquer, nas condições de produção socialmente normais existentes, e com o grau médio de destreza e intensidade do trabalho.
O que determina a grandeza de um valor, portanto é a quantidade de TSN para a produção de um valor-de-uso. O valor de uma mercadoria está para o valor de qualquer outra, assim como o tempo de trabalho necessário à produção de outra.
Produtividade do trabalho
O TSN para produzir-se uma mercadoria muda com qualquer variação na produtividade do trabalho, que é determinada por diversos fatores, como:
-a destreza média dos trabalhadores;
-o grau de desenvolvimento da ciência e sua aplicação tecnológica;
-a organização social do processo de produção;
-o volume e a eficácia dos meios de produção;
-as condições naturais.
Quanto maior a produtividade do trabalho, tanto menor o tempo de trabalho requerido para produzir uma