Positivismo
O progresso como um todo é ótimo, mas há um tipo que vem para o bem e para o mal... O progresso tecnológico.
Esse progresso possibilita a melhoria e desenvolvimento de tecnologias que beneficiará e prejudicará diretamente o ser humano, um exemplo que pode ser citado é a utilização armas de ultima geração em guerras, não podemos descartar esse fato como sendo um prejuízo, até por que ele representa progresso nesse cenário e avanços importantes no aumento da produtividade total dos fatores, mas como foi citado quanto maior o avanço na tecnologia de armamentos maior será o estrago feito por ela.
O homem é um ser descobridor, portanto não há como estipular um nível de progresso ou conhecimento que ele deva alcançar.
A sociedade humana tem que almejar a ordem plena entre o seu meio para que o progresso seja uma consequência.
O Positivismo é uma sintese do que os europeus no século XIX estavam pesando na crença sobre a ciência a deusa que ia explicar tudo. O Positivismo vem da palavra afirmo, ou seja eu não tenho dúvida do que afirmo.
Para Comte a humanidade passou por um estágio evolutivo que ele chama da lei dos três estados.
O primeiro estado é o Teologico, pois as pessoas durante o periodo medieval eram crianças segundo ele, pois acreditavam em um Deus criador que tinha feito tudo. Ou seja, através da crença em Deus respondia as três questões fundamentais da filosofia existencial. Quem sou? De onde vim? Para onde vou?
O segundo Estado que demostra a adolescencia da humanidade é o que ele chama de metafísica. Que consiste que aquelas três perguntas existencias não era mais respondida pela religião, mas agora pelos grandes sistemas filosóficos como o Res Cogito de Descartes, a filosofia de Spinosa entre outros.
Depois a humanidade chega a maturidade que o século XIX vivido na