Position paper
Curso: Administração 1ª fase
Disciplina: Metodologia Científica
Professor: Evaldo Schaffrath
Acadêmico: Gustavo Pellizza
Afirma-se neste paper que o salário não é o principal motivador nas empresas.
O papel do salário como motivador dos empregados é um assunto muito discutido no mundo empresarial. Neste paper destaca-se que o salário não é o principal motivador dentro das empresas.
Quando uma pessoa busca um emprego ela não esta procurando o dinheiro, o salário é somente um meio para que se consigam outras coisas mais importantes que são a real motivação da pessoa. As pessoas querem um bom lugar para morar onde possam viver tranquilas e em segurança, querem realização pessoal alcançando objetivos pré estabelecidos em suas vidas. Quando alguém pensa em trocar de carro, por exemplo, isto é a sua motivação para trabalhar, o dinheiro será usado para realizar este desejo.
Washington Sorio analisando teorias motivacionais modernas diz que, “as pessoas desejam dinheiro porque este permite-lhes não só a satisfação de necessidades fisiológicas e de segurança, mas também dá plenas condições para a satisfação das necessidades sociais, de estima e de auto-realização. Portanto, o dinheiro é um meio e não um fim. O salário não é fator de motivação quando analisado isoladamente. A troca fria de produção por salário não gera satisfação ao empregado, é apenas recompensa justa pelo seu trabalho e o empregado busca a garantia de sua sobrevivência”. Com isto Sorio explica que o dinheiro não é um fim, ele não é o motivador, mas o meio que faz com que as pessoas atendam suas necessidades.
Para que uma pessoa se sinta motivada no trabalho é preciso oferecer mais benefícios além de uma boa remuneração, se não houver um bom ambiente de trabalho e os recursos necessários para a execução do serviço o empregado se sentira desmotivado. Nesta mesma linha Francisco Marcus Pereira de Oliveira (2008, p.13) com base em estudo de Motta