Position paper
Position Paper
O presente texto é um position paper do artigo intitulado “Politica de Custos como Instrumento de Gestão: Um estudo no Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz da Fundação Oswaldo Cruz” cujos autores são André Browne Ribeiro e Oliveira, Adriano Leal Bruni e Uilcleides Braga da Silva
Os autores apresentam uma investigação das necessidades de informação associadas a uma politica de custo para atender o Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz da Fundação Oswaldo Cruz, CPqGM/Fiocruz, de acordo com as premissas do Sistema de Informação de Custo do Governo Federal, objetivando identificar e analisar quais informações associadas a uma politica de custos são utilizadas pelos gestores, bem como analisar e identificar como os gestores aplicam os critérios de avaliação, de acordo com as premissas do Sistema de Informação de Custo: eficiência, eficácia e efetividade.
A metodologia utilizada pelos autores evolveu um estudo de caso exploratório do CPqGM/Fiocruz, unidade técnico-cientifica da Fiocruz, cuja competência é planejar, coordenar, supervisionar e executar atividades no campo da epidemiologia molecular, imunopatologia, protozoários, reto-virus, doenças bacterianas e virais, anemia falciforme, cancer de colo do útero, mama e próstata, e o desenvolvimento do ensino e formação de recursos humanos nessas áreas para o sistema de saúde e de ciência e tecnologia no pais.
As pratica de gestão do CPqGM/Fiocruz foram analisadas com relação a existência de ferramentas de gestão. Em seguida foram analisados os processos de tomada de decisão e as informações consideradas importantes. Também foram pesquisados quais os parâmetros de desempenho adotados na instituição. Em relação a informação de custos, foi verificada a existência deste tipo de registro na instituição e se os gestores relacionam estas informações com a tomada de decisão e como forma de avaliação de desempenho.
As etapas da