Resenha gestão ambiental
Autoras: Danielle Serra Moraesa e Berenice Quinzani Jordãob aDepartamento de Ciências do Ambiente, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campus de Corumbá, MS, Brasil. bDepartamento de Biologia Geral, Centro de Ciências Biológicas, Universidade de Londrina. Londrina, PR, Brasil.
IERGS – Gestão Ambiental – Disciplina: Gestão Ambiental em Bacias Hidrográficas e Unidades de Conservação. Professora: Drª Lúcia Ribeiro Rodrigues.
As autoras têm com objetivos centrais neste trabalho, apresentar uma análise sobre a disponibilidade dos recursos hídricos e o reflexo de sua degradação à saúde humana. Visando ao acompanhamento do crescimento da degradação ambiental nos últimos anos e o fornecimento de dados recentes e confiáveis sobre o tema bem como aborda aspectos importantes e essenciais para preservação dos recursos de sobrevivência das atuais e futuras gerações.
Na abordagem inicial são elencados aspectos referentes aos ambientes aquáticos, que são utilizados em todo mundo com distintas finalidades entre as quais se destacam o abastecimento de água, a geração de energia, a irrigação, a aquicultura e a harmonia paisagística. A água representa, sobretudo, o principal constituinte de todos os organismos vivos. No entanto, nas últimas décadas, esse precioso recurso vem sendo ameaçado pelas ações indevidas do homem, o que acaba resultando em prejuízo para própria humanidade. O Brasil possui a vantagem de dispor de abundantes recursos hídricos. Porém, possui também a tendência desvantajosa de desperdiça-los. A grande crise da água, prevista para o ano de 2020, tem preocupado cientistas das diversas áreas do mundo inteiro, e o caminho poderá conduzir ao caos hídrico já trilhado, representando, dentre outros, sério problema de saúde pública. Entende-se que as necessidades de saúde da população são muito mais amplas do que as que podem ser satisfeitas com a garantia dos serviços de